TECNICAS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA
MARINGÁ
2013
ANNA VICTÓRIA KRACHESKI CASSIANO
TECNICAS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA
Trabalho apresentado à Unifamma – Faculdade Metropolitana de Maringá, como avaliação parcial do primeiro bimestre/2013, na disciplina Comunicação Oral e Escrita.
Prof. Me. Maria de Lourdes B. Gonçalves
MARINGÁ
2013
O livro escrito por Izidoro Blikstein, Técnicas de comunicação escrita, nos mostra que todos nós necessitamos ter o mínimo de conhecimento gramatical, ele relata a história de um desentendimento gerado por um bilhete confuso e mal escrito que o patrão deixou para a sua secretária, pedindo uma reserva no trem das 8 horas para o Rio de Janeiro. A secretária por sua vez, interpreta o bilhete diferente de como seu chefe imaginara e acaba fazendo totalmente ao contrário de como ele planejara. No segundo capitulo, o autor nos apresenta os segredos da comunicação escrita, ele trás exemplos da história citada no capitulo anterior, com o fim de nos esclarecer que as funções básicas da comunicação são: produzir respostas, tornar o pensamento comum aos outros e persuadir, portanto temos de visar a obediência nas regras, evitar erros e usar sempre expressões claras para não ocorrer incoerência na frase.
Logo em seguida, temos em destaque a estrutura e o funcionamento da comunicação, as peças destacadas que formam a mesma são: o remetente, a mensagem e o destinatário, sendo o remetente aquele que elabora e transmite a mensagem. A mensagem que é o conteúdo e o destinatário que por fim recebe essa mensagem, captando os significantes e entendendo as idéias a ele associadas. Porém também temos outra peça e não menos importante, o código, ele cria e controla a relação entre significante e significado possibilitando a geração do signo, se caso o