O mundo
METAFÍSICA – A busca da realidade essencial investigar o mundo em que vivemos é uma experiência humana básica e necessária para a nossa adaptação à realidade, à vida, à existência. No, entanto, com o passar do tempo, depois de aprender a própria subsistência, a maioria das pessoas tende a esquecer desses momentos de encantamento e descoberta da realidade. A filosofia, porém – junto com a ciência -, mantém acesa essa chama, indagando de maneira metódica e racional o que é esse mundo que nos envolve e nos penetra. No campo propriamente filosófico, as investigações mais radicais sobre o mundo e a realidade pertencem à metafísica.
O que é o ser
Definir o substantivo ser no contexto filosófico é uma tarefa bastante delicada. Como se observa em relação a vários outros conceitos filosóficos, cada pensador deu uma pincelada, tirou ou acrescentou algo, às vezes até colocando suas distintas interpretações em contradição. E quanto mais abstrato o conceito, mas isso parece ocorrer. Podemos dizer, no entanto, de maneira simplificada, que ser é um termo genérico usado para se referir a qualquer coisa que é qualquer coisa que existe.
Ontologia e metafísica
A definição "ciência do ser enquanto ser" foi formulada por Aristóteles para o que ele chamava filosofia primeira (aquela que vem antes e fundamenta todas as outras). A palavraMetafísica, porém, não existia ainda em sua época. Acredita-se que teria surgido no século I a. C. com a expressão grega tà metà tà physiká para referir-se às "[obras] depois da física" [de Aristóteles], passando a ser usada como unidade semântica (metaphysika) somente na Idade Média.
Problemas da realidade