o mundo é mundo?
Campus Caraguatatuba
Gestão de materiais
Kanban
Professor José Roberto Campanele
Integrantes do Grupo:
Vinícius Gomes Pereira
Roosevelt
Yago
Pedro
Demeval Candido Siqueira Junior
Lucas Teixeira
Gabriela Martins
Isa Karina
1.0 Introdução
A palavra Kanban vem do japonês e significa cartão visual, sua pesquisa no google, pela palavra, retorna mais de 5 milhões de resultados.
A palavra kanban é um conceito relativo a manufatura “just in time”, mas é errado considerar os dois conceitos como significando a mesma coisa. Na verdade, kanban é uma simples ferramenta de controle por meio da qual um sistema de produção (Eixo de produção “just in time”) é gerenciado.
Um sistema de controle de produção kanban usa sinais simples, visuais, para controlar o movimento de materiais entre centros de trabalho, bem como a produção de novos materiais para recolocar aqueles, mandados, para o próximo centro de trabalho.
O Kanban representa uma forma única de catalisar a aplicação de princípios Lean de desenvolvimento de produtos, de manutenção e de operações. O Kanban é um método para a implantação de mudanças; não prescreve papéis, práticas ou cerimônias específicas. Em vez disso, oferece uma série de princípios para otimizar o fluxo e a geração de valor do sistemas de entrega de software. O foco do Kanban no contexto e na adaptabilidade tem tornado o método cada vez mais popular para equipes que em que técnicas ágeis não se aplicam diretamente, e em times Agile que procuram maneiras de otimizar seu processo de desenvolvimento.
Ao serem apresentados aos conceitos do método, no entanto, muitas equipes permanecem com dúvidas sobre como começar e quais estratégias ou comportamentos adotar para uma adoção bem-sucedida do Kanban.
Neste trabalho, foram feitas pesquisas em livros, revistas e internet para melhor aprofundamento do assunto, e serão explicados as