Técnicas da comunicação escrita
Leandro Reginaldo Marchetto
Técnicas de comunicação escrita
Izidoro Blikstein
Maringá
2013
Andréia dos Santos Macedo de Melo Nascimento
Leandro Reginaldo Marchetto
Técnicas de comunicação escrita
Izidoro Blikstein
Trabalho apresentado à Unifamma Faculdade Metropolitana de Maringá, como avaliação parcial do primeiro bimestre/2013, na disciplina Comunicação Oral e Escrita.
Prof. Me. Maria de Lourdes B. Gonçalves
Maringá
2013
Em os Segredos da Comunicação Escrita trata-se de que escrever bem é obedecer às regras gramaticais, evitando erros de sintaxe de pontuação, ortografia, etc.; procurar a clareza ao não utilizar palavras e frases obscuras ou de duplo sentido. Também, agregar ao leitor empregando expressões elegantes e fugindo de um estilo muito seco.
Nisso, existem alguns segredos e tropeços, que precisamos conhecer para fugir dos acidentes da comunicação escrita. Do qual, nem sempre uma resposta que temos em nossa mente e desejamos transmitir ao leitor é uma ideia correta. Que nós seres humanos dependemos de nossos semelhantes, para sobrevivência em comunidade, pois tudo isso é feito mediante a uma comunicação. E com isso, há diferença entre ideias, pois duas cabeças não são iguais, porque cada mente tem uma organização de ideias que é própria de cada indivíduo. Assim, escrevendo bem é que podemos comunicar com outras pessoas de uma forma mais clara e objetiva, fazendo assim, um fácil entendimento de nossas ideias.
Com base nisso, não podemos agir com maus modos, para atrair a simpatias das pessoas. Temos que acrescentar palavras, que possam mostrar educação e agradar o leitor ou a pessoa redigida à mensagem. Para que possa motivá-la a capitar a mensagem de uma forma mais agradável.
Na estrutura e funcionamento da comunicação encontram-se três peças: remetente, mensagem e destinatário. No entanto, ao redigir uma mensagem não podemos pensar