Técnica de negociação
Roteiro de preparação para negociações salariais
Prof.
Acadêmicos:
Campo Grande – MS 2012
ETAPA 4
Descrevemos o roteiro de um boa negociação salarial, mais para alguns não e tão fácil assim fazer a negociação salarial. Temos que ter um bom planejamento e preparado sobre a suas pretensões com a empresa. Não deixe de responder ou ficar envergonhado quando for perguntado, o que o dinheiro na sua vida e importante? – Segue abaixo o roteiro para que possa se prepara;
1. Esteja Preparado
Faça uma pesquisa de mercado e levando em conta suas necessidades, estabeleça um nível razoável para salário e benefícios adicionais – como bônus, ações e férias. Certifique-se que este "pacote" atende às suas expectativas, para não ter problemas futuros. Tenha justificativas na ponta da língua para defender sua proposta, como experiência e competência.
2. Seja firme
A maioria dos negociadores procura escapar com reações hostis. Evite esta cilada fazendo uma oferta razoável e apropriada e permaneça nesta posição até a outra parte oferecer uma boa razão para você mudar.
3. Seja prudente
Mantenha sua proposta em mente. O objetivo é atingir um acordo que satisfaça a ambas as partes. Se a discussão está longe de um acordo, pense em outra proposta. Use sua energia para criar soluções, não para armar uma batalha.
4. Controle a ansiedade
Deixe a negociação para o fim da conversa. Deixe a conversa rolar, conquiste o empregador e então fale sobre valores.
5. Primeiro, a empresa.
Quando o empregador faz a proposta antes, você tem a oportunidade de revisar sua própria proposta. Compare o valor posto na mesa com a faixa salarial do mercado para chegar a uma conclusão satisfatória.
6. "Quanto você tem em mente?"
Para responder a pergunta, dê uma resposta mais ampla, sem citar valores específicos. Você pode dizer "Em procuro algo em