Sucesso nas organizações
Num mercado tão complexo e em constante evolução, as empresas não conseguem sobreviver quando apenas alguns dos gestores estão envolvidos na formulação e implementação de estratégias. Independentemente do nível e da área de especialidade, os gestor deveram conhecer e perceber os conceitos básicos da gestão estratégica, por este motivo é de suma importância que se verifique este tema em questão.
A gestão estratégica tem como função ajudar a organizar a contribuição que diversas áreas têm a dar à organização, servindo como uma orientação à integração dos esforços, este tipo de gestão permite desbloquear o individualismo que desassocia dos objetivos gerais da empresa, pois a gestão estratégica permite uma visão temporal mais favorável para a sobrevivência da organização tanto a curto como longo prazo.
Dentro da gestão estratégica existem vários passos. Inicialmente é realizado um diagnóstico, onde são realizados os levantamentos das situações atuais da empresa, buscando assim avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes dentro da instituição, bem como se estão oferecendo os resultados esperados. Dentro do diagnóstico, são levantadas informações como a competitividade da empresa, o portfólio de produtos, ações de mudanças, vulnerabilidade às ameaças existentes, quantidade de recursos estratégicos disponíveis e projetos futuros.
Em seguida é realizada uma verificação sobre o envolvimento e disponibilidade da direção da empresa em relação ao futuro, as ações tomadas pela alta administração para solucionarem eventuais espaços na estratégia, a atenção às mudanças que podem afetar de forma positiva ou negativa, obstáculos institucionais, estatuários, culturais, a existência de perfeita comunicação interna, a existência de sistema de reconhecimento de equipe, que venham de encontro com a missão da empresa.