Referencial teórico e a educação geográfica, com plano de aula.
A necessidade de se pensar sobre o que pretendemos ensinar passa por explicar o como, o que e para que estamos ensinando, e devemos considerar o que queremos ensinar e como vamos ensinar,por isso temos de ter clareza dos aportes no campo da didática da geografia e considerar os núcleos conceituais que serão trabalhados com os alunos.
Na década de 1970 e 1980, criava a ilusão de que o professor ensinava os conteúdos e os alunos aprendiam. A partir de 1996 passamos a conviver com uma política educacional voltada para as orientações curriculares que ampliam o sentido do conteúdo após aplicá-los em uma avaliação.
A geografia é uma disciplina escolar que possui seus objetos de aprendizagens e núcleos conceituais a partir de uma abordagem filosófica comprometida com a realidade social.
È necessário quando for passar um conteúdo ao aluno, não simplesmente ensinar a teoria, mas mostrá-la de forma que esteja de acordo com a realidade do aluno.
Um desafio importante é que o professor deve incorporar as mudanças propostas pelo sistema escolar é que o de unir a geografia com a pedagogia.
Espera-se que as crianças não apenas decorem, mas que aprendam o que esta sendo ensinado.
Às vezes é necessário ter uma referência na história, no passado e em outros lugares do mundo para estabelecer relações com o local e compreender o entorno.
O professor quando estiver elaborando o seu plano de aula, faz-se necessário que ele imagine como será a aula, se o aluno vai gostar da aula e etc.
• Alguns objetivos para o ensino de geografia.
a - Capacidade de utilização de mapas e métodos de trabalho de campo(em sala de aula).
b – Destacar o estudo do território em que o aluno vive, alem de fazê-lo compreender as características culturais de cada local.
c – Trabalhar para que o aluno compreenda as semelhanças e as diferenças entre os lugares. Garantir que o