Comunicação: a chave do sucesso para as organizações
Maria Valdirene da Silva
Meiriane Alencar da Silva
Ricardo Gomes Moreira
Silvania Maria Batista Freire
Maria Erilúcia Cruz Mâcedo
COMUNICAÇÃO: A CHAVE DO SUCESSO PARA AS ORGANIZAÇÕES
INTRODUÇÃO
A comunicação é uma área que vem cada vez mais sendo considerada como relevante para o sucesso das empresas e está mudando a dinâmica de relacionamento com todos os envolvidos no processo organizacional, sejam internos ou externos às organizações.
PROBLEMÁTICA
Em primeiro lugar, tem-se que pensar na comunicação entre as pessoas e que os seres humanos não vivem sem se comunicar. Estas necessitam ser consideradas e valorizadas no fazer comunicativo diário, sem ser sufocadas pelo excesso de comunicação técnica e persuasiva, focada somente nos resultados e nos interesses dos proprietários e nos lucros da organização.
OBJETIVO GERAL
O objetivo geral deste artigo é apresentar a comunicação como chave para o sucesso das organizações, aumentando o seu nível operacional, bem como a importância do ser humano como fator relevante nessa comunicação.
Desenvolvimento Segundo Chiavenato (2000) a comunicação é essencial em qualquer relação humana, sendo praticamente impossível trocar informações, transferir sentimentos e pensamentos, sem estabelecer uma interação entre as pessoas. A comunicação está presente em todas as formas de organização conhecidas na natureza, tanto que se pode afirmar que a única maneira de haver organização é através da comunicação. Schuler (2004). No contexto das organizações, o planejamento ocorre em três níveis: Estratégico, tático e operacional. O planejamento deve ser entendido com um processo técnico, racional, lógico e político-com um ato de inteligência. Planejar e administrar a comunicação das organizações, hoje no contexto de uma sociedade complexa diante de um ambiente de mercado altamente competitivo, requer do gestor responsável conhecimentos em planejamento, gestão e pensamentos estratégicos e bases científicas