Liderança emocional
ECATI - Escola de Comunicação e Tecnologias de Informação
Mestrado em Comunicação nas Organizações
Métodos de Pesquisa
Artigo a submeter ao VIII Congresso da SOPCOM
Liderança emocional: como formar e motivar as melhores equipas
Palavras-chave
Comunicação organizacional; relações públicas; equipas, motivação; comunicação interna e externa; cultura organizacional; público interno; liderança emocional; motivação, clima interno.
Abstract
O novo contexto organizacional traduz a necessidade do profissional de comunicação estar atento às mudanças ocorridas na sociedade. É preciso valorizar os indivíduos na organização e alterar substancialmente a cultura organizacional através da aprendizagem e da capacidade de inovar, recriar, e criar relações de cumplicidade internas.
O presente trabalho tem como objetivo, destacar o papel do profissional de Relações Públicas
(RP) enquanto responsável pela comunicação organizacional, na formação de equipas de trabalho motivadas no seio das organizações. As equipas são feitas para alcançar objetivos mas o que faz delas as melhores? O que as torna mesmo excelentes? É neste âmbito que acredito, que um processo de motivação, confiança e desenvolvimento de competências no outro faz com que tanto as nossas expectativas, como a dos outros tenham um impacto poderoso no desempenho e por conseguinte no espírito da equipa.
A comunicação, instrumento fundamental deve estabelecer-se numa perspetiva de troca e de reciprocidade, entre a organização e os seus públicos através do intercâmbio de informações. Uma nova postura empresarial, que passa por valorizar os processos comunicacionais, alterando a relação sistémica controladora para a personalizada, levará as organizações a um novo patamar com vista ao desenvolvimento e aperfeiçoamento das relações humanas nas empresas, reconfigurando as relações de trabalho, a cultura organizacional e o papel dos indivíduos nas