a liderança emocional das organizações
EMOTIONAL LEADERSHIP IN ORGANIZATIONS
Ângela Aparecida Iembo Antonholi
Especialista em MBA em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Internacional Uninter angela.iembo@hotmail.com Luz Maria Romero
Professora do Centro Universitário Internacional Uninter. luzmaria9@yahoo.com RESUMO
A liderança, por muitos anos, foi estudada como traços de personalidade e como a capacidade de influenciar pessoas. Este artigo aborda conceitos tradicionais e enfatiza as novas estratégias para a prática da liderança nas organizações, usando a inteligência emocional como ferramenta para aumentar a capacidade de gerenciamento das emoções e sentimentos. A competência social, de autoconsciência, de autogestão e de administração de relacionamentos são competências da inteligência emocional que possibilitam ao líder um melhor gerenciamento de sua equipe.
PALAVRAS-CHAVE: Líder. Liderança. Competência. Inteligência emocional.
ABSTRACT
For many years, leadership has been studied as personality traits and as the ability of influence people. This article deals with traditional concepts and emphasizes the new strategies for the leadership practice in organizations, by means of the emotional intelligence as a tool to increase the management capacity of emotions and feelings. Social skills, self-awareness, self-management and relationship management are competencies of emotional intelligence which allow the leader a better management of his/he r team.
KEY WORDS: Leader. Leadership. Competence. Emotional intelligence
Ângela Aparecida Iembo Antonholi e Luz Maria Romero
INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo descrever as características do líder no contexto organizacional e na gestão de pessoas, pesquisar os conceitos de liderança, tipos de líderes e observar a relação entre liderança emocional e gestão de pessoas.
Deverá abordar também conceitos de liderança e seus aspectos emocionais no gerenciamento de pessoas, e