TURISMO ANTROPOLOGIA E CULTURA
Turismo, antropologia e cultura Professora: Zalma Diniz Araújo
Aluna: Haula Chaaban Abdul Wares Matrícula: 11502756 FICHAMENTO 1.Bibliografia: BANDUCCI, Álvaro. Turismo e identidade local: uma visão antropológica. Papirus,
2001.
2.
Citação no texto
Comentário
“Em sua manifestação moderna, o turismo, a perspectiva acadêmica sobre a viagem temse repetido, com a atividade sendo frequentemente abordada segundo um rótulo depreciativo, como uma experiência alienante e inautêntica.” (p.21)
Ainda nos dias atuais há um certo preconceito relacionado ao estudo do Turismo, pois há um relação difícil de compreender: o verdadeiro impacto entre viajante e pessoal local.
“De acordo com Boorstin, “o turismo é uma forma de experiência real com os outros, um modo manufaturado, trivial, (...). Contrário a essa visão, McCannell(...) defende que (...) o turismo aparece como uma busca pela autenticidade, a ser encontrada em outras culturas.” (p.22)
O turismo é uma atividade que advém da vontade de conhecer pessoas e culturas.
“Os viajantes são protegidos da realidade com a qual mantem contato pelos agentes de turismo. O contato superficial com as culturas, mais do que revelar, intensifica a visão estereotipada dos visitantes. (...) o turismo transforma em uniformidade a busca do diverso.” (p.22)
O turista não terá tempo de mergulhar e viver plenamente a vida local do lugar visitado. Isso contribui para uma experiência superficial.
“(...) o turismo é um fenômeno extremamente complexo, mutável, que opera de múltiplas formas,(...) sendo difícil aprendêlo, em sua totalidade, por meio de uma única perspectiva
(...)” (p.23)
O turismo enquanto ciência social pode ser estudado de vários pontos de vista diferentes.
“(...) o processo de urbanização,(...) a conquista gradativa do tempo livre e a melhoria dos meios de transporte são alguns dos fatores básicos que contribuem para a transformação do turismo em