Trbalho De Biologia
As pessoas que mais possuem chance de adquirir a doença são as de mais de 65 anos de idade, recém-nascidos, crianças com menos de 6 anos, pessoas que já possuem alguma doença (como diabete), pessoas que possuem aids (sistema imunológico fragilizado), pessoas que possuem órgãos provenientes de transplantes e pessoas que passam por quimioterapia. As que já possuem doenças relacionadas ao pulmão (como a asma) também possuem maior tendência de contrair a pneumonia, assim como as que usam sedativos, tiveram derrames e com pouca mobilidade.
A pneumonia começa quando a bactéria invade o espaço alveolar, local que faz as trocas gasosas e precisa estar sempre limpo e sem nenhum obstáculo durante o contato com o sangue. O sistema do pulmão precisa expulsar o invasor com urgência e a reação para isso é uma inflamação extremamente forte contra a presença da bactéria, causando a doença.
Os sintomas são: febre alta (acima de 38º), calafrios, tosse forte, dor no tórax, dor durante a respiração, em alguns casos há o catarro esverdeado ou amarelado, idosos e crianças ainda podem sofrer de alteração da pressão arterial, falta de ar, confusão mental e indisposição.
Pode ser tratado com antibióticos se diagnosticado no início. Em casos extremos, é necessária uma internação regular ou internação em UTI e assim, o medicamento pode ser oral ou intravenoso (injeções diretamente na veia ou nos músculos). Além disso, é feita uma fisioterapia no tórax para aliviar a dor durante a respiração, a dor muscular e expelir todo o catarro. Se a pneumonia for viral, é necessária uma dieta, tubos de oxigênio e medicamentos para as dores e a febre. Em outros casos, antimicrobianos também são usados para medicação.
A prevenção é feita por meio de vacinas e do