antropologia e turismo
2014
Sumário
Introdução
Turismo e Antropologia: Uma Introdução
Antropologia, Turismo e Turistas.
A Antropologia surgiu durante o século XIX, onde havia três temas principais no pensamento da sociedade ocidental: o Colonialismo, as Sociedades Missionárias e o Darwinismo. A ideia do Colonialismo é de que os “bons selvagens” vivem um uma sociedade obtendo uma vida simples e agradando á Deus, os Missionários traziam para estas sociedades “Deus” e a colonização, fazendo com que assim eles se tornem os “bons selvagens”, já Darwin tinha a ideia da sucessão unilinear onde só os mais aptos sobreviviam porém sua ideia não era compreendida de forma certa pois os oficiais coloniais interpretavam ela como se tivessem uma superioridade racial acima daqueles que eles dominavam.
Para o desenvolvimento da Antropologia Boas, Haddon, Malinowski e Radcliffe-Brown tiveram um interesse maior devido as tentativas de desenvolvimento de coleta de dados pela observação pessoal e de suas ênfases, criando assim a ideia de trabalho de campo e diferenciando a antropologia de suas raízes anteriores. No final doo século XX Lévi Strauss organizou um trabalho onde ele observava a cultura da sociedade. A partir de então algumas sociedades acabou expandindo o mundo intelectual e transformando os produtos de seu pensamento. Grande parte das pesquisas de Lévi Strauss é relevante para a análise do turismo, pois a ideia de estados opostos do ser é muito importante para o entendimento do turismo como também a ideia dos “mitos” que funcionam como história cultural, como por exemplo, o mito da Liberdade é encontrado no ambiente urbano e pós - industrial onde é gerada a maior parte dos turistas, pois viagens e turismo mantém o mito da Liberdade vivo.
O turismo pode ser visto de várias formas, porém uma das formas de abordagem particular é tratar o turismo como um sistema. O turismo faz uma ligação