Resenha turismo local
BANDUCCI JR, Alvaro. Introdução; 1. Turismo e Antropologia no Brasil: estudo preliminar; ARAÚJO, Silvana Miceli de. 1. Artifício e autenticidade: o turismo como experiência antropológica; GRÜNEWALD, Rodrigo de Azevedo. 6. Turismo e o “resgate” da cultura Pataxó. In: BANDUCCI JR, A e BARRETO, M. (Orgs.). Turismo e identidade local: uma visão antropológica. São Paulo: Papirus Editora, 2003; p. 7-63; 127-148.
Álvaro Banducci Junior, reside em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. É Antropólogo, e fez seu doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo – USP. Leciona no curso de Ciências Sociais na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, onde trabalha e desenvolve pesquisas em Antropologia do Turismo. Trabalha com festas populares na fronteira do Brasil com o Paraguai e com a cultura pantaneira. Tem algumas publicações na área do Turismo. Concentra seus estudos na região do Pantanal. Tem, inclusive, um livro sobre o Turismo de Pesca no Pantanal do Mato Grosso do Sul. Essa foi sua dissertação de mestrado. Também desenvolveu um trabalho sobre os peões de gado (vaqueiros) do local. Trabalhos que lhe renderam várias publicações.
No livro intitulado “Turismo e identidade local: Uma visão antropológica”, Banducci Jr. coloca que construir uma antropologia aplicada ao turismo não parece ser tarefa fácil uma vez que as abordagens a este respeito acontecem somente no século XX, na década de 60 e ainda hoje segundo o autor poucos antropólogos tomam o turismo como objeto de estudo.
Diz ainda que desde o século XX, vem sendo elaboradas definições sobre o turismo, que ganha atenção dos economistas, principalmente no cenário econômico da Inglaterra no século XVII.
Para Banducci Jr. O turismo é um tipo especifico de deslocamento praticado por um tipo especifico de viajante, que é o turista. Enfatiza que há uma diferença entre um turista e um viajante, sendo o que os diferencia são as características do objetivo da viagem,