Antropologia
► O papel da antropologia no turismo: O turismo é uma actividade complexa e mutável, multifacetada e multidimensional que não deve ser reduzida exclusivamente a negócio, actividade industrial, marketing ou gestão de produtos. Isto leva a que alguns autores (Tribe) definam o turismo como uma indisciplina. Na realidade, o turismo é um fenómeno sociocultural que pode ser abordado de distintos pontos de vista (Carvajal) e com diferentes perspectivas disciplinares, nomeadamente a
Ecologia, a Geografia, a Economia, a Sociologia, o Direito e, por fim, a Antropologia.
(O turismo é um fenómeno sociocultural complexo que possibilita a turistas e residentes a vivência da alteridade. É também uma indústria de encontros entre locais e visitantes, produtores e consumidores de bens turísticos (Chambers).
O interesse da antropologia pelo turismo prende-se:
1º - Com o facto de vivermos num mundo turístico, fenómeno sociocultural impossível de ignorar (Wallace).
2º - É muito difícil, explicar a cultura como processo sem ter em atenção o turismo, assim como os contactos culturais que o mesmo origina. Podemos afirmar que o turismo é uma actividade consumidora de culturas (Santana) e que o turista é um tipo de nómada (Urbain). Trata-se de um portador de cultura que faz com que esta circule.
3º - O turismo converteu-se num produtor de novas formas culturais (MacCannelll), o que significa que para as entender é preciso estudar o turismo, o qual é uma boa janela para poder observar a produção de cultura.
4º - O turismo e a antropologia são duas formas de peregrinação na procura do sentido da vida perdida, ambas praticadas com um bilhete de ida e volta suportando certas incomodidades, em ambos os fatos se procura demonstrar o fato de “ter estado lá” (Delgado). A actividade turística tem beneficiado da aplicabilidade do conhecimento antropológico, permitindo-lhe adoptar uma perspectiva humanista e social com os seguintes objectivos: