Turbelários
Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café
Diretora: Ediléia Serique
Professora: Norma Souza
Alunas: Amanda Josaphat N° 03
Ingride Silva N° 13
Luana Camila N° 27
Turma: 271
Tema: Turbelários
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho vamos falar sobre turbelários é a classe de vermes que inclui os animais designados por planárias. O grupo inclui cerca de 3000 espécies, distribuidas por ambientes terrestres, marinhos e de água doce. As planárias são em geral animais de pequena dimensão, mas algumas espécies atingem 60 cm de comprimento.
TURBELÁRIOS
[pic]
Reino: Animalia
Filo: Platyhelminthes
Os turbelários constituem uma classe de platelmintes que não são parasitas. Têm vida livre. O corpo está revestido por um epitélio ciliado, sendo os cílios utilizados na locomoção conjuntamente com movimentos musculares. O seu tamanho varia entre os 5 milímetros e os 50 centímetros. São carnívoros. Apresentam aparelho digestivo (cavidade gastrovascular) com uma só abertura, situada na face ventral a que se segue uma faringe em forma de tubo musculoso que em algumas espécies pode ser projetada para o exterior com uma tromba. É exemplo de turbelário a planária
A grande maioria dos turbelários é marinha, mas existem espécies de água doce e algumas formas terrestres em ambientes úmidos. Os turbelários são animais bentônicos, vivendo sobre ou embaixo de pedras, algas e outros objetos.
A maioria dos turbelários move-se inteiramente através de cílios: as espécies grandes (policladidos) são marcantemente achatados e movem-se através dos cílios mais ondulação muscular sobre a grande superfície ventral.
Sistemas de glândulas duplas possibilitam a fixação temporária em muitas espécies. Os turbelários são predadores e saprófagos. A digestão é inicialmente extracelular e posteriormente intracelular. As espécies pequenas possuem um intestino simples com formato de saco com