Platelmintos
Os membros do filo Platyhelminthes, conhecidos como vermes planos, são animais de vida livre e parasitas. Exemplos de representantes deste filo são as planárias, esquistossomos e as solitárias Aprersentam um achatamento no sentido dorso-ventral e muitos são hermafroditas simultâneos.. São mais evoluídos que as esponjas e celenterados por possuírem três camadas de tecido (triblásticos), simetria bilateral, e apresentarem princípio de cefalização.
Podem ser encontrados em ambientes aquáticos, terra úmida ou serem parasitas, sendo que algumas espécies podem infestar o Homem. Possuem epiderme ciliada (ex: planária) ou coberta por uma cutícula.
O sistema excretor é constituído de células-flama que eliminam o excesso de água e os resíduos metabólicos para o exterior através de um sistema de canais. O sistema nervoso é simples, com gânglios cerebrais comandando filetes nervosos que correm ao longo das partes laterais do corpo.
A sustentação do corpo é feita por várias camadas musculares. A digestão é intra e extra celular em um sistema digestivo incompleto ou ausente (como no caso dos parasitas). A respiração, como a circulação, é feita por difusão simples.
A maioria é hermafrodita, podendo ou não fazer autofecundação. Os esquistossomos possuem sexos separados.
Classificação
Dividem-se em três classes: Turbellaria, Trematoda e Cestoidea.
Os Platyhelminthes de vida livre, membros da classe Turbellaria, são provavelmente os mais primitivos dentre todos os animais bilaterais. Seu pequeno tamanho, baixo nível de cefalização, e a ausência de um ânus são provavelmente características primitivas. Além do mais, existem algumas espécies com células epitélio-musculares e um sistema nervoso na forma de uma rede nervosa.
A grande maioria dos turbelários é marinha, mas existem espécies de água doce e algumas formas terrestres em ambientes úmidos. Os turbelários são animais bentônicos, vivendo sobre ou embaixo de pedras, algas e outros