Marketing sustentável
PROFESSOR: JAIRO VITORINO
JOSILANIA DA COSTA DIAS Nº 09
SILVANIA DA SILVA CORREIA Nº 18
VANESSA VARJÃO SANTOS Nº 22
VANGLEI APARECIDA ROCHA Nº 23
MARKETING SUSTENTÁVEL:
ITAÚ, DANONE E TETRA PAK.
SÃO PAULO, 2012
MARKETING SUSTENTÁVEL * KOTLER e ARMSTRONG (1999)
O objetivo do sistema de marketing não deveria ser maximizar o consumo, a escolha do consumidor, ou sua satisfação. O objetivo do sistema de marketing deveria ser maximizar a qualidade de vida. E "qualidade de vida" significa não apenas a quantidade de bens e serviços de consumos, mas também a qualidade do meio ambiente. Ainda de acordo com KOTLER e ARMSTRONG. O princípio de marketing social ocorre quando uma empresa esclarecida toma decisões de marketing considerando os desejos dos clientes, os requerimentos da empresa, os interesses dos clientes a longo prazo, e os interesses da sociedade a longo prazo. * KOTLER (1998)
Os profissionais de Marketing precisam estar mais conscientes das ameaças e oportunidades associadas a quatro tendências de ambiente natural: escassez de matérias- primas, níveis crescentes de poluição e papel dos governos em relação a proteção ambiental.
Escassez de matéria-prima: Os recursos naturais da Terra são infinitos, renováveis e não renováveis. Os recursos infinitos, como ar e a água, não enfrentam nenhum problema imediato, embora alguns grupos vêem perigo a longo prazo. Grupos ambientais têm praticado Lobby para a proibição de certos propelentes usados em recipientes de aerosóis devido a seu potencial de destruição da camada de ozônio. A escassez e a poluição da água já são problemas em algumas partes do mundo.
Os recursos renováveis como florestas e plantações de alimentos, devem ser sabiamente usados. As empresas florestais são obrigadas a reflorestar áreas devastadas para proteger o solo e assegurar madeira suficiente para atender à demanda futura. O suprimento de alimentos pode tornar-se problemático, uma vez que a extensão das