Física experimental
Centro de Ciências e Tecnologias – CCT
Unidade Acadêmica de Física – UAF
Aluna: Diane Otília Lima Fontes
MEDIDAS DE TEMPO
08/09/2011
Campina Grande - PB
INTRODUÇÃO
Colher dados e mostrar esses dados requerem uma série de cuidados. O experimento “Medidas de Tempo” busca mostrar alguns dos erros cometidos pelo experimentador. Neste contexto, serão analisados o tempo de reação individual e a incerteza na medição de um intervalo de tempo.
No experimento será utilizado corpo básico, armadores, esfera com ganchos, escala milimetrada complementar, cronômetro, régua milimetrada e cordão. O corpo básico, os armadores, a esfera com ganchos e a escala milimetrada complementar formará um pêndulo, em que o tempo da oscilação do pêndulo será medido com o cronômetro. A régua milimetrada é necessária para medir o comprimento do pêndulo e o tempo de reação individual.
Após as medidas colhidas, essas passarão pelo tratamento estatístico de dados e apresentada da melhor forma possível.
PROCEDIMENTOS E ANÁLISES * Tempo de reação individual
O experimento é realizado em duplas e será utilizada a régua milimetrada. Um experimentador segurará a régua na direção vertical de modo que o marco zero esteja posicionado para baixo e sem prévio aviso a régua é solta. O outro experimentador será o responsável por segurar a régua que está em queda livre. Para isso, se mantêm posicionado com o polegar e o indicador parado no marco zero.
O tempo decorrido do momento que é solto a régua até ela ser pega pelo segundo experimentador é o tempo de reação individual. Neste procedimento, o marco que o segundo experimentador faz é o espaço percorrido durante o tempo da reação individual.
Cada experimentador realiza os dois procedimentos citados acima e consecutivamente anotarão as medições na tabela reservada para esses dados.
* Medição de um intervalo de tempo
O experimento é realizado individualmente. Com o pêndulo montado o