Biologia
GUILHERME BRUNO WONSOVICZ
LUIZ GUSTAVO CAMILO
TRABALHO DE BIOLOGIA
Trabalho solicitado pela disciplina de Biologia 4 sob a orientação do Professor Reginaldo
CURITIBA
2012
1. OBJETIVOS
Os temnocefalídeos correspondem ao grupo dos turbelários de formato elíptico, com apêndices digiformes e uma ventosa posterior. Costumam fixar-se através dessa ventosa posterior no corpo de vertebrados e invertebrados. Habitam principalmente nos trópicos com relatos nas Américas do Sul e Central, na Nova Zelândia, em Nova Guiné, em Madagascar, na Austrália e na África. Por esse motivo o Rio Grande do Sul foi escolhido, pelos pesquisadores, como o local para a procura de platelmintos do gênero Temnocephala.
O objetivo deste trabalho foi relatar a presença de Temnocephala em tartaruga de água doce, na região central do estado escolhido.
1. Método
Foi analisado e descrito o aspecto estrutural de espécimes coletados em caranguejos vermelhos (Callinectes bocourti) que estavam fixados no dorso do crustáceo no estado do Pará. E foi observado T. lutzi sobre caranguejos branquiúros de água doce de duas espécies do gênero Trichodactyllus, e relataram a presença de Temnocephala em barata-d’água, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
2. Resultados
Os platelmintos foram encontrados em um lago, na localidade de Palma, no município de Encruzilhada do Sul, parasitando uma tartaruga da espécie Hydromedusa tectifera. Os ectoparasitas foram encontrados fixados em partes do corpo, membros e casco do hospedeiro.
Após serem encontrados, foram coletados através de raspagem cutânea e mantidos vivos em recipiente plástico com água até o envio ao laboratório de Parasitologia Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, onde foram analisados.
O platelminto encontrado foi