Unidades de Medida
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Os anelídeos são animais com corpo segmentado, dividido em anéis, e com uma cavidade corporal. Apresentam circulação fechada, órgãos excretores e respiração cutânea ou branquial. Os representantes do grupo habitam ambientes aquáticos ou em terra úmida, rica em matéria orgânica, especialmente restos vegetais. A maioria é de vida livre.
DIVISÃO DO GRUPO
POLIQUETOS, OLIGOQUETOS E HIRUDÍNEOS
- POLIQUETOS: São os anelídeos que possuem o corpo com muitas cerdas. As cerdas localizam-se em projeções do corpo chamadas parapopódios. - OLIGOQUETOS O exemplo mais conhecido é a minhoca. Há minhocas com centímetros de tamanho e outras com um a dois metros de comprimento como o minhocaçu. Alimentam-se principalmente de restos vegetais, ingeridos com grandes quantidades de terra. O nome oligoqueto significa poucas cerdas.
- HIRUDÍNEOS Os representantes desse grupo são as sanguessugas, animais que como o nome diz, sugam sangue de vertebrados, sendo por tanto, parasitas.
A IMPORTÂNCIA DAS MINHOCAS NA TERRA
As minhocas são importantes na formação dos humos. Elas se alimentam de terra e suas fezes, que são depositados na superfície do subsolo, contribuem para a formação do composto orgânico que é bastante utilizado em hortas e plantações por ser bastante rico em substâncias orgânicas necessárias ao desenvolvimento dos vegetais.
A REPRODUÇÃO
Ela pode ser sexuada ou assexuada, com a fecundação interna ou externa. O desenvolvimento é sempre indireto, com formação da larva.
MOLUSCOS
Características Gerais
O corpo dos moluscos é dividido em três regiões: Cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça estão localizadas a boca e estruturas sensoriais como os olhos e tentáculos. O pé é musculoso e responsável pela locomoção do animal. Em alguns animais, como os polvos e as lulas, o pé modificou-se em tentáculos que são utilizados na locomoção e captura de alimentos. Na