tsts
O limite de Atterberg, chamado de limite líquido (L.L.), define-se como a passagem do estado plástico ao estado líquido de um solo, nomeadamente em um solo argiloso.
A função principal do teste para obter o limite líquido de um solo, é servir como dado à classificação dos solos.
Em uma forma resumida o teste de L.L. consiste em extrair perto de 250 gr. ± 10 gr. da amostra do solo peneirada pela malha Nº40. Acrescenta-se água até alcançar uma aparência macia e uniforme. Coloca-se depois na copa de Casagrande e se faz uma fenda com a espátula normalizada. O conteúdo de água com que se produz o fechamento da fenda, exatamente a 25 golpes, é o limite líquido.
Para mais informação sobre o procedimento do teste, consultar a Norma A.A.S.H.T.O. T - 89 ou A.S.T.M. D - 423.
O estudo da granulometria do solo
Hoje, existem dois procedimentos mais usados para determinar a análise granulométrica do solo, estes são: peneirando por malhas e o de suspensão do solo com hidrômetro.
O propósito da análise mecânica ou análise granulométrica é determinar o tamanho das partículas ou grãos que constituem um solo e estabelecer, a percentagem do seu peso total, e a quantidade de grãos de diferentes tamahos que contém.
O processo ou a sequência de trabalho do primeiro procedimento é fazer passar a amostra do solo a través de uma série de malhas com aberturas descendentes, que vão desde a abertura de 3" (75 mm) à malha Nº 200 (0.075 mm) dos crivos da série Padrão Americana.
As amostras retidas em cada malha são pesadas e assim obtém-se a percentagem representativa respeito do total da amostra. Para realizar a curva granulométrica, os puntos de dita curva obtêm-se a través do complemento do 100% das percentagens acumuladas em cada malha.
O segundo método é aquele utilizado para solos menores a 0.074 mm que requerem o processo da via úmida, baseados na Lei de