mercantilismo e absolutismo, centralização do poder, sistema colonial
O modelo econômico mais famoso durante os regimes absolutistas era conhecido como mercantilismo. Este modelo era caracterizado por um Estado que tinha forte envolvimento em negócios financeiros. De acordo com o mercantilismo havia também a noção de que um acumular de riquezas contribuiria para a prosperidade do Estado, dando-lhe influência, poder e respeito perante as outras nações. O mercantilismo era conhecido por utilizar processos como o metalismo, industrialização, protecionismo alfandegário, pacto colonial e balança comercial favorável.
ABSOLUTISMO
O Absolutismo
O absolutismo foi um sistema político que vigorou nas monarquias europeias durante os séculos XVI e XVII. Suas características básicas eram a concentração de poder nas mãos dos reis, uso da violência pelo governo, falta de liberdades e total controle social. O mercantilismo foi o sistema econômico utilizado pelos monarcas absolutistas, cujo objetivo principal era enriquecer os cofres das cortes. O Metalismo, balança comercial favorável, diminuição das importações e incentivosàs exportações e exploração das colônias foram às características do mercantilismo.
Podemos definir o absolutismo como um sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa, na época do Antigo Regime (séculos XV ao XVIII), fez parte do período de transição entre o feudalismo e o capitalismo ou leis definidas pelos monarcas.
Mercantilismo
Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos, o governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional. Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo