Trilogia da qualidade
Nome: José de Oliveira Série: 1°
Pesquisa: A Trilogia da qualidade
Descreve os três pilares da qualidade, planejamento, controle e melhoria da qualidade, destacando a importância de cada um deles. Apresenta a pirâmide organizacional, mostrando a distribuição do tempo que os diferentes níveis hierárquicos devem ter em relação à trilogia da qualidade. Descreve o circuito fechado de retorno, que se trata de medir um determinado processo, avaliar o resultado obtido, comparando-o com o objetivo, decidindo se é necessário ou não atuar nesse processo, concluindo sobre a importância de medir o processo por meio de sensores acurados e precisos. O controle de qualidade e o circuito fechado de retorno.
-------------------------------------------------
Juran Management System (JMS)
-------------------------------------------------
Resultado de mais de 50 anos de estudos, este sistema, cujo desenvolvimento iniciou-se em meados da década de 50 na Toyota, continua a aperfeiçoar-se com o decorrer do tempo, sendo caracterizado como o primeiro a atribuir a qualidade à estratégia empresarial. Para Juran, existem duas formas de se definir qualidade. A primeira delas é utilizada para designar um produto que possui as características procuradas pelo consumidor e, portanto, é capaz de satisfazê-los. De acordo com esta perspectiva, a alta qualidade implica altos custos. No entanto, qualidade também pode caracterizar a existência mínima ou ausência de falhas e deficiências e, portanto, menores custos. Juran também classifica qualidade nas seguintes categorias:
Planejamento da qualidade
Processo de preparação para encontrar as metas de qualidade. Para isso, faz-se necessário: * Identificar quem são os consumidores * Identificar as necessidades destes consumidores * Traduzir essas necessidades para o próprio idioma * Desenvolver um produto que atenda às necessidades dos consumidores * Aperfeiçoar o produto para que