Aula 03
Linguagens e padrões de desenvolvimento WEB
O objetivo deste resumo é apresentar alguns conceitos básicos e a terminologia comum usados na descrição dessas quatro importantes linguagens de marcação, a fim de facilitar ao leitor o estudo mais detalhado dos ótimos tutoriais que existem na Internet e incluídos na página da disciplina.
HTML (Hypertext Markup Language) é uma Linguagem de Marcação ("Markup Language") voltada para: • Estruturação de documentos, • Apresentação visual de documentos em um navegador ("browser")
HTML é derivada da linguagem pioneira de marcação SGML (Standard Generalized Markup Language) e foi criada por Tim Berners Lee (o idealizador da WWW) específicamente para a composição e apresentação de documentos na Web. A evolução cronológica dessas linguagens foi a seguinte:
SGML → HTML 1.0 → HTML xx → XML → HTML 4.01 → XHTML.
Um documento estruturado é composto por conteúdo (texto, figuras, etc) e informação sobre o papel do conteúdo no documento, ou seja, como êle está estruturado. Por exemplo: um artigo técnico é usualmente composto por um "título", "autores", "resumo", diversas "seções" e uma "bibliografia", nesta ordem. Cada um dos componentes (ou "elementos") indicados entre aspas acima, representa uma parte estrutural do documento.
Um documento estruturado pode ser apresentado ao usuário de diferentes formas, por exemplo, numa impressão em papel, na tela de um navegador com janelas gráficas (Windows, XWindows, etc), na tela simplificada de um notebook ou de um telefone celular ou até em algum equipamento multimídia. Pode também ser enviado para processamento por algum software especializado como um Gerenciador de Banco de Dados.
Os requisitos para estruturação de um documento são ortogonais aos requisitos necessários para sua apresentação. Este é um dos principais problemas da linguagem HTML onde ambos estão misturados e que recentemente foi atacado em duas frentes: • introdução de "Folhas de Estilo"