Pericia social e estudo social em situações de guarda.
Acadêmico: Ana Paula Ferreira Marçal de Oliveira
Professor-Tutor Externo: Angélica Zambon de Oliveira Perovano da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso: Serviço Social (SES 2261) – Prática do Módulo 4
09/10/2011
RESUMO
Abordamos no Paper os temas Perícia e Estudo Social como instrumentos operativos, utilizados na Vara da Infância e Juventude principalmente em situações de guarda, deixando de maneira clara as as diferenças entre esses dois instrumentos e os principais métodos e observações a cerca de uma determinada situação.
Buscamos todas as informações através de pesquisa em livros e entrevistas com as Assistentes
Palavras-chave: Perícia, Estudo Social e Guarda
1 INTRODUÇÃO
Abordaremos no Paper a Pericia social, particularmente no judiciário, como um processo que se desenvolver a partir das relações estabelecidas entre o perito e uma determinada situação social. Na maioria das vezes estas situações estão vinculadas a questões familiares e nelas estão envolvidas vários sujeitos: mães, tios, vizinhos etc..,além disso contam também documentos referentes aos envolvidos diretamente na questão ou á própria situação.
Através do conhecimento da situação social e de sua análise, estudo social, poder-se-á emitir uma opinião técnica sobre ela. Trata-se de uma tarefa bastante complexa do perito, cuja qualidade de sua realização depende do manejo que ele tem dos elementos que estão presentes ou devem ser considerados no processo de realização da perícia.
O significado de perícia e estudo social, como e em quais situações esses instrumentos operativos são utilizados pelos profissionais do Serviço Técnico Sócio Judiciário o STSJ das Varas da Infância e Juventude.
Inicialmente se abordará as situações de guardas ou tutelas requeridas nas Varas da Infância e Juventude sejam elas pacíficas ou conflituosas. Estes instrumentos em conjunto com outros poderão