A escrita em serviço social
Todo texto é uma realidade social, assim o assistente social possui os instrumentos textuais de sua realidade profissional. Os gêneros textuais são materialização dessa realidade. Assim, entre os diversos textos da área destacam-se: O ESTUDO SOCIAL, RELATÓRIO SOCIAL, A PERÍCIA SOCIAL, LAUDO SOCIAL. E PARECER SOCIAL.
O Estudo social
O assistente social é o profissional que adquiriu competência para dar visibilidade às demandas dos processos sociais que constituem o viver dos sujeitos, e o faz através do estudo social.
O Estudo social é um mecanismo utilizado para conhecer e analisar detalhadamente a situação vivida por determinados sujeitos ou grupo de sujeitos sociais, com demandas específicas. (MIOTO,2001).
É o assistente social que pode trazer todo o conhecimento e dimensão total do sujeito social e cabe a ele definir os meios necessários para a atingir os fins propostos.
Dentre as características do estudo social podemos destacar: * Conhecer detalhadamente e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social; * Em especial aspectos sócio-econômicas e sociais; * Importância no contexto e não no fato; * Estabelecer as inter-relações que atuam na situação social;
Para elaboração do estudo social é necessário o uso de linguagem apropriada e cuidado técnico, pois se usarmos dados empíricos poderá gerar conotação de preconceito, tenham como exemplo: “Srª X, mãe de três filhos, frutos de relacionamentos com homens diferentes”. É importante existir a sistematização na apresentação e/ou redação, com o desencadeamento de ideias. Lembrem que a relação entre escrever bem e a profissão apresenta relação direta, assim a coerência textual também é uma questão de postura ética.
Passos para construção:
O quê? → Por quê?→ Como?
O Relatório Social.
É um gênero textual que apresenta partes descritivas e interpretativas de uma situação ou expressão da questão social. Tem como