Resenha do artigo da ana fani - a geografia brasileira, hoje: algumas reflexões.
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
METODOS E TECNICAS EM PESQUISA EM GEOGRAFIA HUMANA
FRANCISCO AMARO DE ALENCAR
Resenha
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A Geografia brasileira, hoje: algumas reflexões. São Paulo. P. 161 - 178.
Nome: Arthur Abreu Alves Marques
Fortaleza, 18 de maio de 2013.
A autora, logo de início, deixa claro o quão complexo é o assunto a ser tratado, classificando-o como “dificuldade insuperável”. Traçar um panorama geral da construção do saber geográfico no Brasil é uma tarefa árdua, em virtude da Geografia brasileira, segundo a própria autora, ser muito diversificada.
O referido texto retrata a impossibilidade de dar conta de tudo que se produz no Brasil e o fato lamentável da especificidade exacerbada das ciências, dificultando a totalidade da realidade. A autora faz comentários particulares e também trás citações de outros autores para construir a problemática. A autora critica também a nítida divisão feita entre Geografia Física e Geografia Humana, sobretudo quando se trata de pós-graduação. No texto é tratada essa divisão entre as duas Geografias através de um diálogo entre representantes de cada parte, demonstrando também suas diferentes metodologias. A meu ver, essa disparidade entre a Geografia Física e a Humana deve ser superada, ainda que, sabendo da sua complexidade.
É salientada a infinidade de debates, na Geografia Humana, acerca de Espaço, Território e Lugar. Foi destacada a importância da categoria Lugar, numa relação de articulação local/global; pondo como conseqüência da globalização, a desterritorialização. Destacando Milton Santos como importante nesse debate sobre a relação global/local. A Geografia Agrária é citada relacionando a compreensão do papel e do lugar dos camponeses, colocado-as como fundamental no estudo rural, tendo dois conceitos na reprodução do capital na agricultura: espacialização e territorialização, tomando, como analise os trabalhos de Umbelino de