Fotossíntese / dna / rna
12H20+6CO2 C6H12O6+6H20+6O2
-O órgão da planta adaptado para a fotossíntese é a folha; as células dos parênquimas são ricas em cloroplastos, e no interior destas estruturas é que ocorre a transformação de energia luminosa em química.
Etapa luminosa (fotoquímica)
Absorve a luz pelos pigmentos do cloroplasto que forma o ATP (adenosina trifosfato) e NADPH2 (nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato reduzido).
- ATP: é uma substância de alto conteúdo energético. A energia fica acumulada nas ligações dos fosfatos (P). Esse composto é formado por uma base nitrogenada chamada adenina, um açúcar chamado ribose (pentose) e três grupos de fosfatos (PO4-3).
-Fotofosforilação: quando o ATP se transforma em ADP e fosfato liberando muita energia. Essa energia será utilizada pelo cloroplasto na síntese dos compostos orgânicos. Assim, na fotossíntese ocorre a síntese de ATP a partir de ADP e fosfato, esse processo absorve a energia luminosa captada pelas moléculas de clorofila.
ADP +PATP
- Fotólise da água: a água é quebrada pela energia luminosa em 2H+ (prótons), 2e- (elétrons) e átomos de oxigênio.
-Produtos da fase luminosa: ATP= substância energética; NADPH2= substância energética e agente redutor; O2= liberado para a atmosfera.
Etapa escura (química ou enzimática)
- utiliza-se os produtos da fase luminosa (ATP e NADPH2);
- absorção de dióxido de carbono (CO2);
- fixação do CO2;
- redução do CO2 e a consequente formação do carboidrato ou açúcar, que pode ser representado pela fórmula mínima (CH2O). Na verdade é produzida a glicose (C6H12O6).
CO2+2NADPH2(CH2O)+H20+2NADP
Nessa fase, o desdobramento do ATP em ADP + P (hidrólise do ATP) fornece a energia que será utilizada para a síntese do açúcar.
Equação simplificada da fotossíntese
2H2O+CO2(CH2O)H2O+O2
Equação global da fotossíntese