Tributos
A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade de proteção de seus bens.
Após a caça, o homem voltou-se à agricultura e ao pastoreio. A organização econômica rompeu a vida comunitária, e assim surgiu as divisões de propriedade. Com isso cada pessoa criava sua riqueza individual.
Quando falecido, os bens eram passados como herança aos filhos ou parentes. Esta herança, denominou-se patrimônio.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio.
As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas. Uma escrita egípcia contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C. À medida que o homem começava a enriquecer, preocupou-se em registrar todas as informações, pois ja não era fácil memorizar todos os seus bens.
Com e surgimento do papel e da pena de escrever no Egito antigo facilitou o registro de informações sobre negócios.
A medida em que as operações econômicas se tornam complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da República Romana (200 a.C.) já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e diversões.
Inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá.
Podemos resumir a evolução da ciência contábil da seguinte forma:
CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO - período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de