Trenas
Distância Topográfica
Todos os levantamentos topográficos são representados em escala sobre um plano horizontal, pelo que quando se mede uma distância entre dois pontos sobre a superfície terrestre, esta deve ser em projeção horizontal.
Se admitirmos que a Terra pode ser considerada como uma esfera,
Até que ponto poderemos admitir que a distância projetada sobre o plano horizontal é sem erro apreciável, igual a distância real? Em outras palavras, até que ponto a Terra pode ser considerada
Erro de esfericidade
(1)
R = raio da Terra = 6.367 km e α, por definición de radiano.
(2)
(3)
Para resolver o problema proposto, suponhamos com a ajuda da figura acima, que conhecemos a distância real entre o arco AB ; a distância em projeção sobre o plano horizontal tangente no ponto A é a distância AB’; a diferença entre a distancia em projeção ( AB’) e a distância real representada pelo arco AB é o erro que se comete ao considerar a Terra como plana. Tabela (Inserindo Eq 1,2 e
3)
Fonte: Casanova (2002)
Sabendo que os mais modernos instrumentos de medição podem nos dar precisão da ordem de 5mm/Km poderemos neste caso adotar como limite para o plano topográfico 25 Km.
Na medição de distâncias com fita métrica, onde a precisão máxima a ser atingida é da ordem de 1/10.000, este plano topográfico poderia ser estendido até 30 Km.
Medida direta de distâncias Alguns autores afirmam que o processo de medida de distâncias é direto, quando esta distância é determinada em comparação a uma grandeza padrão previamente estabelecida; outros autores, porém, afirmam que a medição é direta quando o instrumento de medida utilizado é aplicado diretamente sobre o terreno.
Segundo ESPARTEL (1987) os principais dispositivos utilizados na medida direta de distâncias, também conhecidos por
DIASTÍMETROS, são os seguintes: a)Fita e Trena de Aço;
b)Trena de lona;
c)Trena de Fibra de Vidro;
d)Odômetro;
e)Telêmetro.