fisica
Introdução
As lentes são dispositivos muito comuns em nosso dia a dia, utilizados para ampliar ou reduzir o tamanho dos objetos. Podem apresentar diferentes formas, pois são aplicadas em instrumentos diversos, como nos óculos e em máquinas fotográficas. São formadas por um meio transparente: vidro ou plástico e limitadas por faces curvas que, na maioria das vezes, são esféricas. Podemos ter seis diferentes tipos de lentes: biconvexa, bicôncava, plano-convexa, plano-côncava, côncavo-convexa e convexo-côncava. Desenvolvimento
As lentes de contato são discos de plástico finos e transparentes colocados na córnea. Como os óculos, elas corrigem erros de refração, como miopia (visão de perto) e hipermetropia (visão de longe). Com essas condições, o olho não focaliza a luz diretamente na retina como devia, o que resulta em visão embaçada. As lentes de contato são feitas com base no problema de visão, para ajudar o olho a focalizar a luz diretamente na retina.
Antes de começarmos a falar especificamente sobre lentes de contato, vamos analisar como a visão funciona e como as lentes corrigem problemas de refração de visão. Se você já tiver lido Como funciona a visão, aconselhamos a pular para a próxima seção.
Para as pessoas com visão normal, os raios de luz entram na córnea na frente do olho e são focalizados em um único ponto na retina na parte posterior do olho. Depois que atinge a retina, a luz é convertida em sinais, que vão para o cérebro para ser processada em imagens.
Algumas vezes a córnea não focaliza a luz de maneira precisa na retina, devido a um erro de refração. As lentes de contato refratam ou curvam a luz, de modo que ela seja corretamente focalizada na retina. Sua forma é baseada no tipo