Trena
Nivelamento é a operação geodésica ou topográfica que permite determinar desníveis, ou seja, a diferença de altitudes entre duas superfícies, utilizando um nível. Existem vários métodos de nivelamento, dos quais se destacam:
Nivelamento geométrico;
Nivelamento trigonométrico;
Nivelamento barométrico.
Mais recentemente começaram a ser utilizados outros métodos de nivelamento baseados em radares ou sistemas de varrimento laser, estacionados em plataformas aéreas ou orbitais. Embora de precisão inferior aos métodos convencionais, permitem percorrer o terreno de forma contínua e com grande rapidez.
Na segunda etapa do projeto, houve nivelamento a distancia com o auxilio de uma mangueira de nível, onde cada membro efetuou a medição do nível e encontrou-se um nivelamento de 1,5 m, portanto foi determinada que essa é a medida padrão do prédio.
- Altura: 2,53
- Nivelamento: 1,50
III. Determinação de distancia com medida indireta
O teodolito é um instrumento óptico de medida utilizado na topografia, na geodésica e na agrimensura para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais, usado em redes de triangulação.
Exemplo de uso
No caso de se calcular a área de um local, primeiramente o teodolito é posicionado no primeiro ponto, de forma que totalmente nivelado com o eixo de gravidade do local e que o 0° do movimento horizontal esteja direcionado a um ponto de referência no Polo mais próximo. Depois, o segundo ponto, marcado com uma estaca ou outro ponto (como uma árvore), é mirado através do telescópio, e a angulação obtida é medida na horizontal e na vertical. Usando uma fita métrica, mede-se a distância entre os dois pontos. Seguindo esse raciocínio, a distância e os ângulos vertical e horizontal entre os outros pontos do local a ser estudado são medidos e a área pode ser calculada. Muito usado em metalurgia.
Nesta fase o grupo saiu da medição de curtas