Treliça espacial
Professora Maria Carmen Galan
Turma MA5
ADRIANA MAIA - 20042026
CARLA MICHELON - 20021455
São Paulo, 05/11/2012
TRELIÇAS ESPACIAIS
Treliça Espacial é uma estrutura metálica de aço ou alumínio formada por duas ou mais malhas, interligadas através de barras, de forma ordenada no espaço.
Utiliza a forma básica do triângulo, única forma geométrica indeformável, que cria um conjunto tridimensional resistente de alta eficiência estrutural.
Suas barras e nós suportam cargas axiais e possuem a capacidade de distribuí-las no espaço. O sistema trabalha de tal forma, que , quando um membro atinge sua capacidade máxima de carga, outros membros suportam cargas adicionais, fazendo o sistema funcionar de maneira integrada.
Tipos de Treliças
Solução mais comum
Poliedros Regulares
Geometria construtiva
A formação das malhas é desenhada a partir de polígonos regulares, principalmente triângulos, quadrados, retângulos e hexágonos e octógonos. É importante observar que as malhas internas e externas não devem ser, obrigatoriamente, iguais ou unidirecionais. As malhas espaciais tem como elemento construtivo básico a pirâmide ou o tetraedro.
Estes colocados lado a lado, continuamente unidos pelos vértices formam um sistema singularmente rígido e belo. As malhas geradas a partir do módulo piramidal podem ter bases retangulares ou quadradas; as tetraédricas podem ser de base triangular eqüilátera ou isósceles.
Suas barras podem ser fabricadas a partir de perfis tubulares circulares, retangulares ou quadrados; podem também ser confeccionadas em perfis tipo “U” com abas normais à
90o.
ou inclinadas. As malhas espaciais podem de um modo geral ser classificadas em dois grupos específicos: as malhas planas, e as malhas curvas.
Por terem “curvatura dupla” as malhas geodésicas são mais rígidas e mais econômicas que outras de curvatura simples tais como as de formas cilíndricas.
Materiais
As malhas são produzidas