treino
Por Charles Poliquin
Treinar para hipertrofia muscular ou realizar treinamento resistido para construir músculos, é algo que todos deveriam saber para que se possa viver uma vida longa, saudável e em forma. A hipertrofia funcional não é apenas para atletas, fisiculturistas ou homens jovens. Pelo contrário, todos podem se beneficiar do treino de hipertrofia funcional porque mesmo em seu nível mais básico esse estilo de treinamento pode melhorar a composição corporal, torná-lo mais ágil, móvel e forte.
Esse artigo faz uma introdução básica para hipertrofia funcional e também inclui um olhar mais profundo em estratégias mais avançadas usadas para hipertrofia, que recentemente abordei durante o Bootcamp de Hipertofia no Poliquin Strength Institute em East Greenwich, RI.
O que é Hipertrofia Funcional?
Hipertrofia é o crescimento dos músculos e ocorre porque as fibras musculares existentes aumentam de tamanho devido ao treinamento resistido. A sobrecarga mecânica ou o levantamento de peso desencadeia um processo dentro da célula das fibras musculares que induzem a síntese protéica e crescimento muscular. A hipertrofia funcional é um crescimento muscular estratégico de maneira que desenvolve seus músculos para melhorar o desempenho físico.
Para um corredor de velocidade, a hipertrofia funcional consiste de um treinamento que pode conter ambas as características, pesado e rápido de maneira que ajude o velocista a se tornar mais explosivo e rápido sem que se induzam ganhos exagerados no peso corporal total. Em comparação um defensor de futebol americano precisa ser explosivo e ágil, mas também deve pesar muito, já que precisa bloquear e empurrar jogadores que pesam por volta de 120 quilos. Um defensor muito forte que pesa apenas 86 quilos é esmagado por uma que pesa 120 quilos mesmo que o jogador de 86 quilos seja mais forte e consiga fazer supino com mais peso.
O que é Hipertrofia Funcional para Não Atletas?
A definição de