Treino e puberdade
1- De acordo com o senso comum, quais as modalidades mais indicadas quando o objetivo é a potencialização do crescimento longitudinal?
Natação e alongamento.
2- Em relação a influência do exercício físico sobre o crescimento, o que indicam os resultados do estudo de Georgopoulos e cols (1999)?
“Enquanto o exercício físico moderado estimula o crescimento, o treinamento físico extenuante representa um estresse capaz de atenuar o crescimento físico, sendo esse efeito resultante mais da intensidade e duração do treino do que propriamente do tipo de exercício praticado”.
3- De acordo com o artigo estudado, quais as principais funções do Hormônio do Crescimento?
‘O GH tem efeitos biológicos diversos no decorrer da vida, con- duzindo ao estímulo do crescimento somático durante a infância e adolescência e contribuindo de forma significativa no fornecimen- to energético, atuando no metabolismo glicídico, protéico e lipídi- co(5,7), além de agir sobre uma composição corporal saudável na vida adulta’.
4- Quais são e quais as características de cada um dos distintos fenômenos relacionados ao crescimento durante a puberdade?
“O estirão do crescimento com duração aproximada de dois a três anos, caracterizado por velocidade de crescimento reduzida durante a fase pré-puberal, crescimento com velocidade acelerada, conhecido como pico máximo de velocidade de crescimento (PHV), e uma fase de cessação do crescimento, os quais contribuem com mais de 20% na estatura final adulta; a rápida aquisição de conteúdo mineral ósseo, reconhecida como pico de massa óssea, em que o processo de formação sobrepuja o de reabsorção óssea e que se apresenta como um incremento linear durante a infância e exponencial na segunda década de vida, com maior intensidade entre 13 e 17 anos, sendo assinalados como anos críticos para o evento aqueles compreendidos