informatica
A tecnologia aplicada aos métodos de armazenamento de informações vem crescendo e gerando um impacto cada vez maior no uso dos computadores. Nestas situações sabemos que existe uma necessidade em se realizar o armazenamento de uma série de informações que não se encontram efetivamente isoladas umas das outras, ou seja, existe uma ampla gama de dados que se referem a relacionamentos existentes entre as informações a serem manipuladas. Bancos de dados, (ou bases de dados), são conjuntos de dados com uma estrutura regular que organizam informação. Um banco de dados normalmente agrupa informações utilizadas para um mesmo fim.
Segundo Kim (1995) um banco de dados pode ser definido como um conjunto de dados devidamente relacionados. Por “dados” podemos compreender com “fatos conhecidos” que podem ser armazenados e que possuem um significado implícito. Banco de dados tem como principal objetivo possibilitar uma ambiente que seja adequado e eficiente para uso na recuperação e armazenamento de informações.
Um Banco de Dados é composto pelas seguintes partes: gerenciador de acesso ao disco, compilador DDL que processa as definições do esquema de banco de dados, acessando quando necessário o dicionário de dados, possui também o processador de banco de dados que é o responsável pelas atualizações e integridade da base de dados e por ultimo tem o processador de pesquisa.
Quando os Bancos de Dados Relacionais estavam sendo desenvolvidos, foram criadas linguagens destinadas a sua manipulação. O departamento de pesquisa da IBM desenvolveu a SQL como forma de interface para o sistema de Banco de Dados. A linguagem SQL apresenta uma serie de comandos que permitem à definição dos dados, composta entre outros pelo comando Create, que é destinado a criação de banco de dados, das tabelas que a compõem, além das relações existentes entre as tabelas.
O primeiro Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) comercial surgiu no final de 1960. Com base nos