Direito
A maior parte das pessoas desrespeitam, em certas ocasiões, normas de comportamento geralmente aceitas. Quase todos, por exemplo, já cometeram atos menores de roubo, como levar alguma coisa de uma loja sem pagar.
Desvio e crime não são sinônimos, embora muitas vezes se sobreponham. O campo do conceito de desvio9 é maior do que o conceito de crime, que se refere apenas à ação inconformista que viola uma lei. O conceito de desvio pode ser aplicado ao comportamento do indivíduo, como as atividades do grupo, um exemplo disso é o Hare Krishina, que dirigia a sua mensagem aos jovens consumidores de drogas, pregando que uma pessoa podia “estar sempre na maior, descobrindo o êxtase eterno”, se seguisse os ensinamentos. Os Hare Krishina eram vistos de forma tolerante pela população, ainda que as suas crenças parecessem excêntricas, eles representam um exemplo de subcultura desviante.
No estudo do crime e do desvio, duas disciplinas se relacionam apesar de se distinguirem em relação à forma de avaliar os comportamentos, enquanto a criminologia trata do que é admitido pela lei, a sociologia do desvio não se apega só a isso, ela parte para uma investigação sobre a conduta que está fora do âmbito do direito penal. Além disso, a criminologia utiliza técnicas para medir o crime, e avaliar tantos os índices criminais quanto as políticas que visam diminuir os atos criminosos. Já a sociologia do desvio procura observar a influência da classe social na definição das normas e regras sociais para que se possa entender por que determinado comportamentos são vistos como desviantes.
Explicação Biológica
Foi uma das primeiras teorias para explicar a origens dos delitos. Tal explicação