capacidades coordenativas
Índice
Introdução…………………………………………………………………2
Capacidades Coordenativas……………………………………….......2
Treino de Capacidades Coordenativa…………………………………2
Ritmo………………………………………………………………………3
Lateralidade………………………………………………………………3
Equilíbrio……………………………………………………………….....3
Coordenação……………………………………………………………..3
Capacidades Coordenativas na Infância……………………………..4
Capacidade Coordenativa no Futebol………………………………...4
Conclusão……….……………………………………………………….5
Bibliografia……….………………………………………………………6
Introdução
O tema do meu trabalho trata-se de capacidades coordenativas, que é a capacidade de adequar de forma correta uma combinação de ações que se desenrolam de uma forma sequencial ou ao mesmo tempo. Vou falar também do ritmo, lateralidade, equilíbrio, coordenação, etc.
De modo a realiza este trabalho, executei uma pesquisa detalhada do tema, através de sites da Internet, li atentamente a informação e realizei o trabalho.
Capacidades Coordenativas
São as capacidades determinadas principalmente pelos processos nervosos de orientação, regulação e controlo dos movimentos, isto é, são determinadas pelas componentes onde predominam os processos de condução do sistema nervoso central. Estas capacidades possuem uma grande importância, uma vez que constituem a base para a aprendizagem, a execução e domínio dos gestos técnicos, pois são elas que permitem organizar e regular o movimento.
As Capacidades Coordenativas fundamentam-se na elaboração da informação e no controle da execução sendo desenvolvidas pelos:
-Analisadores tácteis, que informam sobre a pressão nas diferentes partes do corpo;
-Analisadores visuais, que recolhem a imagem do mundo exterior;
-Analisadores estático-dinâmicos, que informam sobre a aceleração do corpo, particularmente a posição da cabeça, colaborando desta forma para a manutenção do equilíbrio;
-Analisadores acústicos, por onde