Estudos capacidades físicas e coordenativas
Trabalho de educação física
Estudos Capacidades Físicas e Coordenativas
Birigui , 31 de julho de 2013
Birigui-SP
MIHAELY GALLINDO
NÚMERO:31
SÉRIE: 1º B
Capacidades físicas
As capacidades físicas referem-se aos aspectos do movimento que são determinados geneticamente, isto é, todos os seres humanos nascem com potencial para desenvolver estas capacidades, o que muda são os limites de desenvolvimento que varia de uma pessoa para a outra.
Todos nascemos com uma certa quantidade de força, resistência, flexibilidade.
As capacidades físicas podem ser divididas em dois grupos: capacidades condicionantes (ou condicionais) e capacidades coordenativas.
As capacidades condicionantes são aquelas que dependem basicamente do metabolismo energético, elas são determinadas pelos processos que conduzem à obtenção e transformação de energia, isto é, os processos metabólicos nos músculos e sistemas orgânicos. Elas são basicamente quatro:a capacidade de força, a capacidade de resistência, a capacidade de velocidade e a capacidade de flexibilidade.
Salto com vara: combinação complexa de força,velocidade,resistência e flexibilidade.
Capacidades coordenativas
As capacidades coordenativas são capacidades determinadas, essencialmente, por componentes onde predominam os processos de condução nervosa , isto é , elas possuem a capacidade de organizar e regular o movimento, constituindo-se portanto , na base para o aprendizado , execução e domínio dos gestos técnicos. Aquilo que se denomina técnica no esporte apóia-se e é determinado, preponderan - temente , pelas capacidades coordenativas. Estas podem ser classificadas de diversas formas,mas para facilitar