Estudante
A palavra toxicologia tem sua origem no termo grego toxicon, que significa arco. As fechas envenenadas, possivelmente, foram uma das primeiras aplicações intencionais de substâncias tóxicas ao homem. Inicialmente restrita ao estudo dos venenos de plantas e animais, a Toxicologia pode ser definida atualmente como o “estudo dos efeitos adversos dos agentes químicos sobre os seres vivos”, sendo seus principais objetivos o estabelecimento da magnitude do dano e o uso seguro dos agentes químicos.
A moderna Toxicologia é hoje uma ciência que abrange conhecimentos relativos a inúmeras disciplinas, como Física, Química, Biologia, Bioquímica, Fisiologia, Estatística, Saúde Pública, Farmacologia, entre outras, podendo ser desenvolvida por profissionais com diversas formações.
A partir da Revolução Industrial, um grande número de substâncias de diferentes naturezas passou a ser lançado no ambiente, comprometendo a saúde humana e ambiental. A Toxicologia das áreas da Toxicologia que tem como objetivo principal prevenir a ocorrência de danos à saúde, pela exposição aos agentes químicos. Este objetivo será alcançado se as condições de exposição e os riscos relacionados com os agentes químicos forem controlados ou eliminados, de tal maneira que não produzam efeitos nocivos à saúde do trabalhador.
Pode-se ressaltar, que dos casos registrados de intoxicação humana ocorridos no Brasil em 1996, 62,4% foram acidentais, 17,2% foram por suicídio, 8,1% ocorreram devido a atividades ocupacionais, sendo o restante devido a várias outras causas. Nos casos envolvendo a área profissional, as três principais fontes de intoxicação foram: animais peçonhentos, pesticidas agropecuários e produtos químicos industriais.
CONCEITOS DE IMPORTÂNCIA TOXICOLÓGICA
a)Toxicologia
É a ciências que estuda os agentes que promovem alterações das funções biológicas, de forma imediata ou tardia, em caráter reversível ou irreversível, uma vez que o composto tenha sido