Laser e suas Funções
1 – Introdução 2
2 – Referências Bibliográficas 5
2. 1 – O laser e os átomos 5
2. 3 – Características do laser 6
2. 3 – A luz no Laser 8
3 – Aplicações na ciência e tecnologia 10
3. 1 – Utilização Militar 10
3. 2 – Utilização na Medicina 11
3. 3 - Utilização na Indústria 13
4 – Impactos produzidos na sociedade 14
4. 1 – Impactos na Tecnologia Militar 14
4. 2 – Impactos na Medicina 15
5 – Efeito do trabalho na formação do aluno 18
6 – Conclusão 20
7 – Anexos 21
Anexo 1 – Tipos de Laser e suas características 21
8 – Bibliografia 22
1 – Introdução
O mundo, do jeito como o conhecemos hoje, seria impossível sem o uso do laser, afinal atualmente vivemos em um mundo onde se tornou uma constante utilizar-se da tecnologia para proporcionar as pessoas um conforto e uma segurança que não poderia ser sentida até pouco tempo atrás, talvez 20 ou 30 anos. Imaginar na década onde os discos de vinil eram soberanos, que em um futuro não muito distante eles seriam substituídos por modernos tocadores de CDs ou então imaginar que uma simples trena poderia ser substituída por um medidor de distância a laser. Pois está é a realidade que vivemos atualmente, o raio laser foi amplamente aplicado e difundido em várias áreas diferentes como, por exemplo, em equipamentos eletrônicos, médicos, bélicos, metalurgia, internet, telefonia, construção civil, etc. Mas afinal o que é um Laser?
Um laser é um dispositivo que controla a maneira pela qual átomos energizados liberam fótons. A palavra "laser" é a sigla em inglês de amplificação de luz por emissão estimulada de radiação (light amplification by stimulated emission of radiation), o que descreve bem resumidamente como um laser funciona.
Apesar de existirem muitos tipos de lasers, todos apresentam certas características básicas. Em um laser, o material gerador é "bombardeado" para que os átomos entrem em um estado excitado. De maneira geral, flashes de luz muito intensos ou descargas elétricas "bombardeiam" o