Inovação
A arte de olhar para o futuro e se enxergar nele
Este tópico do livro, aborda sobre questões que mostram por que alguns negócios não duram muito tempo. O autor fala que um dos aspectos cruciais para o sucesso de novos negócios é ter uma definição do negócio. A partir dos exemplos citados, concluímos que devemos deixar bem definido o que é o negócio que fazemos, não especificando o que vendemos em si, tecnicamente, mas sim trabalharmos na imagem do produto com mensagens importantes. Como por exemplo, temos a Coca-Cola que ao invés de se referir ao produto em si, como açucar, água ou ao dióxido de carbono que o compõem, ele usam mensagens que expressam diversão, sabor, estilo de vida e prazer.
A competência essencial de seu negócio
Hoje no mundo dos negócios, precisamos criar e recriar o tempo, pois é um ambiente muito dinâmico e a cada vez mais os ciclos de vida dos produtos e serviços se encurtam. Bem como o acesso à tecnologia, que tem se tornado cada vez mais acessível a grupos maiores de empresas. Com isso, não basta apenas definir corretamente o seu negócio, para mantê-lo precisamos transformá-los algumas vezes, pois se ficamos parados ou mantermos a mesma velocidade e estratégia, seremos atropelados por nossos concorrentes.
Outro ponto interessante que o autor aborda, é a questão de duas tendências que julgo ser de extrema importância para aqueles que desejam montar um negócio. A primeira são os consumidores que também produzem, ou seja, entendem bastante do produto que consumem, são bem informados e exigentes e em alguns casos podem até definir o quanto vão pagar pelos produtos ou serviços conforme a percepção do valor que tiverem. E o segundo é a experiência de compra, que atualmente o consumidor não mais consume o produto apenas, e sim olha a experiência da compra, analisando como foi o relacionamento e comunicação da empresa com os outros clientes.
Os benefícios gerados por seu