Inovação
CAVALCANTI, A.M.; OLIVEIRA, M.R.G.; VIEIRA, M.G; CAVALCANTI FILHO, A.M. O Característico de Inovação Setorial: Uma métrica para avaliar potencial de crescimento de inovação nas micro e pequenas empresas. XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social: As Contribuições da Engenharia de Produção, Bento Gonçalves, RS, Brasil, 15 a 18 de outubro de 2012.
SOBRE O AUTOR: André Marques Cavalcanti é pesquisador da UFPE na área de controle operacional, além de auxiliar no desenvolvimento e execução do projeto Agentes Locais de Inovação em Pernambuco. Marcos Roberto Gois de Oliveira é Engenheiro Mecânico, com Pós-Doutorado pela UFPE, atualmente ocupa cargo funcional no SEBRAE /PE, Maria das Graças Vieira é doutora em Educação pela UFPE e ocupa o cargo de Professor Adjunto II na mesma instituição, André Marques Cavalcanti Filho é graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade Integrada de Recife e mestrando em Engenharia de Produção pela UFPE.
SÍNTESE DA PUBLICAÇÃO: No artigo tema da presente resenha, intitulado “O Característico de Inovação Setorial: Uma métrica para avaliar potencial de crescimento de inovação nas micro e pequenas empresas”, os autores discutem o Radar de Inovação, composto por 13 dimensões, na métrica adotada. De acordo com os autores, cada setor atribui um nível diferente de importância para cada dimensão, em virtude de suas especificidades. Nesse sentido, a busca por um vetor capaz de reconhecer as características de cada setor, o Característico de Inovação Setorial (CIS), auxilia na identificação de potenciais de crescimento. Para tanto, foi feito um estudo de caso utilizando dados do radar de inovação de oito setores, obtidos de oito amostras de 50 micro e pequenas empresas (MPEs) de cada setor. Assim, acredita-se que o CIS gera uma matriz por meio da qual é possível propor ações para o desenvolvimento de ações em determinado setor. Na