Capacidades Coordenativas
Capacidade de diferenciar as sensações extraídas dos objetos e dos processos através dos nossos órgãos dos sentidos, de acordo com a necessidade específica de uma atividade.
Exercício: Brincadeira Passa Anel. Um dos participantes é escolhido para passar o anel, o restante do grupo forma uma fila e todos ficam com as mãos unidas e entreabertas, como uma concha fechada. O participante também posiciona as mãos em formato de concha, mas com o anel dentro. Ele deve passar as mãos dele por dentro das mãos de cada participante. Em um determinado momento ele escolhe um dos jogadores e deixa o anel cair nas mãos dele sem que o resto do grupo perceba. Depois ele deve passar pelo menos mais uma vez pela fila inteira novamente, para que ninguém desconfie onde está o anel. Depois disso ele escolherá outro participante que não esteja com o objeto e este deve adivinhar onde o anel está. A capacidade sensorial está no momento em que o participante deverá sentir se o anel foi deixado na mão dele, ou não.
Capacidade de Observação
Capacidade de perceber o desenvolvimento de um movimento próprio ou de outros, assim como os objetos imóveis, com base em critérios selecionados.
Exercício: Algumas pessoas deverão observar uma sala e o que há dentro dela, então uma pessoa é escolhida para mudar um objeto de lugar na sala. As demais saem e ficam esperando. Quando o objeto for mudado de lugar, as que estavam aguardando são convidadas a entrar na sala e devem identificar a mudança feita.
Capacidade de Representação
É a capacidade de mentalizar situações bem determinadas, processos de movimentos, objetos etc, com base nas informações disponíveis.
Exercício: Mentalização de uma coreografia, que em seguida será executada.
Capacidade de Antecipação
É a capacidade de prever o desenvolvimento e o resultado de uma ação motora ou de uma situação e, a partir desta, preparar a próxima ação. Ela garante segurança na solução de problemas motores.