TREINAMENTO
Entende-se que o treinamento tem como finalidade melhorar o desenvolvimento profissional de seus funcionários, buscando capacita-los a adquirirem novos conhecimentos, atitudes e comportamentos, podendo, assim, realizar o trabalho de maneira mais eficaz e eficiente.
Um profissional bem mais qualificado terá uma motivação maior e o resultado na execução das tarefas será maior e mais produtivo.
A empresa vai treinar apenas os empregados naquela empresa, pois eles são os responsáveis pelo serviço prestado. O treinamento será para a realização adequada e correta do serviço.
EXECUÇÃO DO TREINAMENTO
Para realização do treinamento, existe a necessidade de verificar as prioridades e ações necessárias a serem realizadas. Todo o processo deve ser realizado após definição dos meios a serem utilizados. Busca-se definir os recursos necessários para a aplicação do treinamento, utilizando as seguintes perguntas:
Quem vai ser o instrutor?
Quais equipamentos serão utilizados? (vídeo, data show, projetor, materiais, etc...).
AVALIAÇÃO DO TREINAMENTO
Avaliação do treinamento é a etapa de verificação de todo o processo para saber se o treinamento ocorreu sem falhas.
Esta etapa é de grande importância, pois caso as metas não sejam alcançadas, as etapas de treinamento deverão ser revistas e o treinamento novamente realizado, para a conclusão do treinamento.
A avaliação é a comparação das atividades realizadas antes do treinamento e após a realização do treinamento.
Esta avaliação visa condições de verificação e ajustes do programa com um todo, é a aplicação do PDCA (planejar, fazer, checar e agir).
Figura 1. ciclo do PDCA Fonte: http://www.sabedoriaglobal.com.br/ciclo-pdca-gestao/