Resumo Sociologia
RESUMO
Os movimentos sociais são organizações coletivas que buscam reivindicações podendo ser por interesse de classe e por “interesse de direitos”.
Movimentos sociais motivados por interesses de classes com relação entre burguesia e trabalhadores, como exemplo: os movimentos sindicais, de camponeses, dos sem teto.
Movimentos sociais motivados pela luta contra as discriminações de gênero étnicas de geração ou culturais como os movimentos feminista da juventude, o hippie, os ecológicos, entre outros.
Há um terceiro tipo de movimento social que não só luta pela transformação de uma situação e sim uma transformação radical na forma de organização da sociedade, como exemplo: as melhores condições de trabalho, mais quando o movimento começa a desenvolver seus objetivos transformam-se, a luta intensifica-se e inicia-se uma tentativa de mudança radical do sistema.
Tais movimentos caracterizam-se por reivindicações diferentes, mas a idéia dos movimentos sociais como forma de organização coletiva é extremamente importante neste sistema, pois é a partir deles que se consegue suprir determinadas necessidades dos mais diversos grupos. Esses movimentos organizam-se a partir de uma reivindicação local e especifica e quando começam a se desenvolver eles adquirem uma expressão social maior, passando dos limites suas reivindicações iniciais, exigindo um novo projeto e uma nova proposta para o futuro.
O Fórum Social Mundial (FSM) foi idealizado e criado a partir da iniciativa de alguns brasileiros que desejavam desenvolver uma resistência ao pensamento dominante. Sendo o FSM composto por fóruns realizados paralelamente com diversos propósitos, sendo o Fórum Mundial da Educação, Fórum da Democracia, Direitos Humanos, Guerra e Tráfico de Drogas e ainda, os fóruns nacionais e regionais como exemplo: Fórum Pan- Amazônico, Social Africano, entre outros.
Para uma transformação radical da sociedade é necessário a existência de um grande movimento social. Ressaltando a