Partida Direta Motores Trif Sicos
PARTIDA DIRETA
Consiste em aplicar ao motor elétricos toda a tensão(Energia), que ele necessita para funcionar em 100%. A partida direta tem seus benefícios e seus malefícios. São eles:
- BENEFÍCIOS;
- Pode-se partir o motor com carga. ( Desde que seja respeitado seu torque e Fator de Serviço);
- Facilidade na execução do circuito de partida e de comando;
- Baixo custo de componentes para executar o acionamento;
- Simples funcionamento e baixa manutenção;
- Alto torque na ponta do eixo ou seja potência máxima;
- MALEFÍCIOS;
- Alta corrente de partida no momento do acionamento podendo ser de 5 a 9 vezes da corrente nominal;
- Existem limitações a potência dos motores a serem realizadas as partidas diretas, (ex. É recomendado que não sejam acionados em partida direta motores com potência acima de 10 cavalo vapor, pois ocasionam uma grande queda de tensão do circuito na partida), de preferência partir esses motores com baixa carga ou em vazio.
- Dispositivos de acionamento (contatores, disjuntores), mais robustos
* Modelo de Partida Direta
Circuito de Potência
- Função do diagrama de potência
A função deste circuito de potência é acionar o motor elétrico trifásico disponibilizando a ele 100% da tensão(Volts) de alimentação fornecida pelo sistema trifásico.
Diagrama de Comando
O circuito de comando da partida direta, tem a simples função de acionar o contator K1, para que possa ser aplicada a o motor a tensão de trabalho.
- Funcionamento do diagrama de Comando
Com todos os dispositivos em condições normais, aciona-se o botão liga, automaticamente a bobina de K1 é energizada, K1 sela pelo contato de selo e o motor funciona, se houver alguma sobre-carga F7 aciona, desliga a bobina de K1 parando o motor e evitando que o mesmo se danifique. Para parar o motor de forma normal, pressione o botão desliga o mesmo irá desliga o bobina de K1 e o motor irá parar. Se pressionado o Botão de Emergência, o mesmo abre o