trabalho de historia da arte
Andressa Barranco 1º Ano Artes
O GRANDE DESPERTAR
“Foi nos oásis dos grandes desertos, onde o sol queima implacavelmente, e onde somente o solo irrigado pelos rios fornece alimento, que surgiram os mais antigos estilos de arte, sob o domínio de déspotas orientais, e esses estilos permaneceram quase inalterados por milhares de anos.“
O Esses povos com seus oásis, com seus desertos tem rios que surgem como grandes fontes de alimentos, onde surgiu sua arte com estilos quase inalterados O principal centro dessas áreas originalmente a ilha de Creta, que causou impressão. “Ignora-se aual era exatamente o povo que reinava em Creta, e cuja arte foi copiada no continente grego, sobretudo em Micenas.”
Aqui ignoramos a origem de um povo cuja arte copiada em diferente continentes. que provavelmente sejam os cretenses um desses povos que são citados em canções. “Nos primeiros séculos do deu domínio sobre a Grécia, a arte dessas tribos era bastante rude, desgraciosa e primitiva.”
Não podemos vê que a arte desses povos era rudimentar sem qualquer graça ou beleza a obra destes artistas que foi destruída nesse período de grandes guerras. “Algo dessa simplicidade e desse arranjo claro e esquemático parece ter contribuído para o estilo de construção que os gregos introduziram nesses primitivos templos e quase, por estranho que pareça, ainda perdura em nossas cidades e aldeias.” Aqui se fala dos seus tipos de constrição que foram introduzidas aos povos como seus templos em pedras e Madeiras. Podemos observar na parte superior, como se estivessem expostas as extremidades das vigas. Pois estas extremidades eram usualmente marcadas com três sulcos, e por isso designadas pela palavra grega “triglifo” que significa “Três sulcos” pelo contrario se os construtores tivesse modelado as colunas de modo que tivesse uma leve protuberância na parte central em direção ao topo pois o resultado nas colunas dóricas ganham aparências elásticas nos seus pilares como ele estivesse