Trabalho História da Arte
Imagem & Magia: fotografia e impressionismo – um diálogo imagético. e Cenário Histórico do Movimento Impressionista.
HISTÓRIA DA ARTE
Artes Visuais II
Imagem & Magia: fotografia e impressionismo – um diálogo imagético.
Os conhecimentos básicos ópticos e cientifico, possibilitaram a fotografia se estabelecer á séculos. A fotografia já era usada como objeto de apoio a artistas, pintores ou desenhistas. A fotografia foi por muito tempo utilizada como instrumento auxiliar para desenhos. Foram feitas varias experiências, mais foi no século XIX, que aconteceu o processo que fazia com que a imagem fosse produzida pela ação direta da luz. O dia da fotografia foi registrado em agosto de 1839, quando François Arago explicou publicamente todos os detalhes práticos da fotografia, foi quando ocorreu uma reunião das academias de ciências e Belas Artes na frança. Por conta de demora de revelação das imagens, muitos optaram em gostar da arte de naturezas mortas e arquitetura e paisagens paradas. Mesmo depois da evolução feita pelos americanos nos equipamentos fotográficos, as imagens produzidas ainda assustavam as pessoas. Disso tudo nasceu a heliografia e a fotografia, os dois se referem a forma de registrar a imagem real sem interferência do homem, no Japão o processo de fotografar chama-se sha-shin que tem o significado de: reflexo da realidade.
A fotografia em dado momento é exata e objetiva, já em outro mostra-se indecifrável , obscura e etc. Segundo a Italiana Francesca Alinovi: A fotografia baseia-se em mais de um significado, cientifico sendo um instrumento preciso e que nunca falha, e ao mesmo tempo pode pertencer somente a emoção da própria pessoa e as vezes inexato “defeituoso”.
A fotografia também serviu para documentar momentos um tanto quanto importantes da história como as guerras. O homens “documentaristas” de guerra viajavam em “carroças” puxadas por mulas com todos o material necessário